Referência : A Divina Comédia / Dante Alighieri ; tradução, comentários e notas de Italo Eugenio Mauro ; prefácio de Otto Maria Carpeaux - São paulo ; Editora 34 , 2009
Este site tem caráter didático literário !
Hílton idealizou este site , que está em construção ! Curta a página e receba atualizações
No primeiro Céu, o da Lua estão aqueles que faltaram com os votos assumidos. Ali está Piccarda, Irmã de Forese Donati ( Canto XXIV do Purgatório ) e Dante lhe pergunta se ela não lamenta estar entre os beatos , nessa posição que é no Paraíso , a mais distante de Deus, ao que ela responde que tal sentimento seria impossível no Paraíso, onde a essência da felicidade dos beatos reside justamente em cumprir a vontade de Deus : “ E está na Sua vontade a nossa paz “. Piccarda revela que pouco mais acima está Santa Clara, que levou no mundo uma vida perfeita. Recolheu-se ao convento ainda adolescente, mas foi de lá arrancada para uma vida infeliz. Ela não conta que foi obrigada por seu irmão, Corso Donati, a um casamento infeliz com um nobre, e indica a Dante a Imperatriz Constança ao seu lado, que também foi despida de seu véu, ao qual porém conservou sempre ligado ao seu coração , e obrigada a casar com o segundo “ Furacão” da Suábia ( Henrique VI ) , tendo gerado o terceiro ( Frederico II ) e último imperador dos romanos conhecido por Dante. Piccarda se afasta cantando a “Ave Maria “. Beatriz , ante às dúvidas de Dante ( se a boa intenção obstada por violência rebaixa o merecimento e se toda alma após a morte retorna à estrela da qual proveio, como sustenta Platão no Timeu )Beatriz explica que todos os beatos sobem ao Empíreo sem distinção de lugares e que Dante os distribui nas sete esferas para representação simbólica, destinada á compreensão humana dos degraus de suas beatitudes. Quanto á primeira dúvida , diferencia vontade relativa e absoluta, esta alcançada em casos extremos e só por mártires ou heróis. Dante agora quer saber se é possível a quem faltou aos seus votos, compensar com o oferecimento de outros bens. Beatriz fica comovida e lhe lança centelhas de amor desde seus olhos. Responde-lhe que a princípio acha isso impossível, pois um voto assumido implica o sacrifício espontâneo do livre arbítrio, que então não pode mais ser usado. Mas a Igreja permite em certos casos uma permuta, desde que o valor da nova oferta supere de seis para quatro o da promessa descumprida. Isso implica que , se esta tivesse sido tão grande que lotasse a capacidade da divina balança, não poderia ser compensada por outra, pela impossibilidade de seu peso ser conferido.
Picarda : ' a essência da felicidade dos beatos reside justamente em cumprir a vontade de Deus ' : “ E está na Sua vontade a nossa paz “