top of page

No sexto Céu , o de JÚPTER, estão as almas dos justos. Aqui os espíritos desenham no Céua inscrição luminosa do primeiro versículo do Livro da Sabedoria : DILIGITE JUSTITIAM VOS QUI IUDICATIS TERRAM ( Amai a justiça, vós que governais a Terra ) , da qual só resta no fim o M, que assume a figura da águia imperial romana: é a exaltação da forma de governo do Império Romano, contra as pretensões da política temporal dos papas, alheios aos seus deveres espirituais. O canto termina com um sarcástico apodo ao papa João XXII.( Para Dante , esse Papa só tem paixão por São João Batista, o eremita que sofreu morte mesquinha ( causada pela dança de Salomé ) e desconhece Paulo e Pedro Pescador. Mas a figura de São João Batista pela qual el tem paixão é a que está gravada no florim de ouro, moeda de Florença.

A águia luminosa formada pelos espíritos dos justos fala a Dante no singular, como se só um deles falasse. E esclarece a Dante que quer saber como pode ser justa a exclusão do Paraíso dos homens que levaram uma vida perfeita sem ter conhecido as leis de Deus. Responde-lhe que Deus, ao distribuir no mundo o seu Verbo, não pôde fazê-lo sem cuidar de que ele não fosse excessivo, concluindo que os mortais não podem entender da Justiça Divina mais do que aquilo que lhes for aparente. Aqui então se segue uma severa condenação de todos os reinantes do tempo.

Dante atenta no olho cintilante da Águia sagrada os espíritos lá reunidos que gozam neste Céu do grau mais alto , nesta ordem : Davi , no centro da pupila; o Imperador romano Trajano; Ezequias, rei, descendente de Davi ; o imperador Constantino ; Guilherme II, rei da Sicília e da Apúlia e, por fim, Rifeu, o defensor de Troia.Dante se surpreende com as presenças ali de pagãos como o imperador Trajanoe do troiano Rifeu, ao quê , a Águia lhe explica que ambos haviam-se  tornado cristãos : Trajano trazido do Limbo para a Terra, onde adquirira a Fé ; e Rifeu por graça direta de Deus, que lhe abriu uma fonte secreta e depois o fez receber o batismo pelas três virtudes teologais.

Espíritos no céu de Júpter

Céu de Júpter

Espírito dos justos no céu de Juter.

Dante e Beatriz com espíritos de justos no céu de Júpter .

bottom of page