top of page

No Giro 3   do Sétimo Círculo do Inferno são punidos os BLASFEMOS , os USURÁRIOS  e os SODOMITAS. Este Giro é um areão ardente sob chuva de chispas de fogo. Os blasfemos estão deitados neste areão ardente sob chispas de fogo , enquanto que os usurários estão sentados e os sodomitas , obrigados a um contínuo caminhar.

Entre os blasfemos se destaca Capâneo, um dos sete reis que assediaram Tebas ( Simboliza os blasfemos, que ignoram ou amaldiçoam a Deus. Orgulhoso, não temia a coisa alguma e nutria grande despeito por quaisquer leis que não fossem as suas. Enquanto escalava as paredes de Tebas, amaldiçoou Júpiter, que o matou com um raio.) O areão ardente é atravessado por um riacho de águas vermelhas e ferventes que corre entre margens de pedra e sobre o qual a chuva de fogo é suprimida. Virgílio explica a origem dos rios infernais, que é a mítica e alegórica figura do Velho de Creta,símbolo da Humanidade ( A figura do velho de Creta é tirada da Bíblia (Daniel 2:32-35) e aparece em sonho do rei Nabucodonosor.) ; suas lágrimas vão formar no Inferno o Aqueronte, O Estige , o Flegetonte e o Cocito.

Destaque para o fato de Dante encontrar pela primeira vez no Inferno alguém com quem tinha ligações de afeição : o seu mestre Brunetto Latinni , que discorre afetuosamente sobre a política, o passado comum e o futuro, no qual Brunetto prevê grandes glórias para Dante.

Neste Giro também são punidos os USURÁRIOS , levando pendurados no pescoço uma bolsinha vazia decorada com o emblema da sua família.

Aqui ainda se destaca o monstro GERION , que atravessa Dante e Virgílio do Sétimo ao Oitavo Círculo , levando-os em suas costas pelo espaço.

Blasfemos , usurários e sodomitas sob chuva de chispas de fogo no Inferno. Virgílio e Dante observam.

O monstro Gerião atravessa Dante e Virgílio do sétimo para o oitavo círculo do Inferno , onde são punidos os fraudadores.

bottom of page