Referência : A Divina Comédia / Dante Alighieri ; tradução, comentários e notas de Italo Eugenio Mauro ; prefácio de Otto Maria Carpeaux - São paulo ; Editora 34 , 2009
Este site tem caráter didático literário !
Hílton idealizou este site , que está em construção ! Curta a página e receba atualizações
É constituído por oito céus de estrelas : LUA , MERCÚRIO , VÊNUS , SOL , MARTE , JÚPTER , SATURNO E ESTRELAS FIXAS , todos em forma de anéis materiais mas não sólidos , nos quais serão encontradas por Dante, em sua elevação de Céu em Céu as almas dos premiados ao Paraíso , na ordem crescente de seus merecimentos , mas não de suas beatitudes.
Para além do CÉU DE ESTRELAS FIXAS há um novo Céu , concêntrico a esse, que é o PRIMUM MOBILE, também chamado de CÉU CRISTALINO , por não conter matéria alguma. Acima dele está o EMPÍREO, no qual se situa a ROSA MÍSTICA , glorificação dos beatos. E no ponto mais alto do EMPÍREO, nove CÍRCULOS ANGÉLICOS , concêntricos, rodam à volta de Deus e são ocupados, não por espíritos humanos, mas somente pelos anjos criados diretamente por Deus, que obedecem a uma classificação de perfeição correspondente à dos Céus ocupados pelos espíritos de humanos, desde o da Lua até o Primeiro Móvel.
Fixando o ponto mais alto do Empíreo, Dante tem uma visão do mistério da Trindade e , no segundo dos três círculos que ocupam o mesmo espaço, ele avista uma “esfinge humana” ; daí lhe revelem (?) uma extraordinária fulguração que resgata a perturbação de sua mente : DEUS ( O amor que move o Sol e as outras Estrelas) desviava a vontade individual de Dante para submetê-la , apenas como uma roda de um extraordinário Engenho , à Vontade Divina.