Referência : A Divina Comédia / Dante Alighieri ; tradução, comentários e notas de Italo Eugenio Mauro ; prefácio de Otto Maria Carpeaux - São paulo ; Editora 34 , 2009
Este site tem caráter didático literário !
Hílton idealizou este site , que está em construção ! Curta a página e receba atualizações
Sétimo Céu , o de SATURNO , estão as almas dos CONTEMPLATIVOS , que é descrito como de incomensurável fulgor. Nele há uma escada de ouro altíssima cujo topo a vista não alcança e da qual descem inúmeros espíritos.
Aqui Dante encontra o espírito de Pedro Damião, que foi monge camáldulo em Catria, e depois no Mosteiro de Santa Maria em Ravenae , já bem velho, foi cardeal. Ele denuncia veementemente seus sucessores, o que faz acorrer à sua volta ,da escada de ouro, inúmeros lumes que o festejam com um grito de solidariedade ao qual os sentidos de Dante não resistem ; Dante desmaia e depois recobra os sentidos.
Aqui também a alma de São Bento , o fundador do Mosteiro de Monte Cassino. Dante pede-lhe que se mostre sem o manto de luz que o envolve , ao que ele responde que isso só será possível no EMPÍREO , para onde se chega pela escada de ouro , essa que agora os homens não procuram mais pisar, desde que sua Ordem Beneditina restou só no papel.
Dante e Beatriz no céu de Saturno
O céu de Saturno : contemplativos.