top of page

O EMPÍREO. Aqui , Dante adquire uma nova capacidade de visão, adequada ao meio imaterial feito de pura luz. Aparece então para Dante a visão da Rosa Mística, cujas pétalas são os bancos destinados aos beatos, um dos quais ele vê ocupado por uma coroa. É esse o lugar reservado para o imperador Henrique VII quando pelas previsões, será traído pelo papa Clemente V. Este , nas previsões de Beatriz, terá no Inferno, depois do Papa Bonifácio VIII , o destino dos simoníacos, atirados um após outro, de cabeça para baixo, no mesmo fosso ocupado primeiramente por Simão Mago.

Aqui também se relata a presença de São Bernardo , que é citado como “um velho carinhoso” , que aparece para Dante para mostrar-lhe a localização de Beatriz na Rosa , como ela mesma o pediu que fizesse. Os beatos estão reunidos na Rosa, circundados pelo esvoaçar dos anjos que lhes distribuem a paz e o amor que ininterruptamente voltam a buscar em Deus. Dante vê então Beatriz em sua viagem no céu pela última vez. Dante a vê ao longe e lhe dirige um comovido agradecimento por tudo o que ela fez para salvá-lo e roga-lhe que não deixe de custodiar a sua alma, agora pura, para que ela possa, até a hora de se separar do seu corpo, continuar a merecer o seu agrado. Beatriz sorri e olha para ele. E depois volta-se de novo para Deus. São Bernardo convida Dante para junto com ele saudar a glória da Virgem , cujo fulgor incendeia o centro da Rosa.

São Bernardo continua sua lição sobre a Rosa Mística : aos pés da Virgem está Eva e , descendo, Raquel e Beatriz; Na terceira ordem , Rebeca, Judith e Ruth. Há uma disposição vertical, sem separação, das beatas do Antigo e do Novo Testamento. Diante delas estão São João batista e, descendo, São Francisco, São Bento e Santo Agostinho. Abaixo, num corte horizontal, encontram-se as almas das crianças que foram salvas, nos tempos anteriores a Cristo, pela fé dos pais ( a circuncisão ) e , depois de Cristo, exclusivamente pelo batismo. São Bernardo convida Dante à contemplação da Virgem, ladeada por Adão e São Pedro e, opostamente, por Moisés e São João Evangelista, tendo à sua frente Santa Ana, mãe de Maria, e Santa Luzia.  Por fim, São Bernardo adverte Dante para que desconfie do seu próprio julgamento, que pode estar desviado da verdade, e submeta suas escolhas à dependência da Graça Divina e se prepara para uma oração à Virgem.

     Fitando intensamente o Ponto Luminoso, Dante consegue vê-lo, ao receber a graça de sua nova visão, como representação da Trindade. São três círculos de cores diversas que ocupam o mesmo espaço ; os dois primeiros recebem do terceiro ( o Espírito Santo ) um jorro de fogo; e no segundo ( o Filho ) , que parece espelhar-se no primeiro, Dante avista uma efígie humana. E permanece tentando entender mais e mais dessa visão, mas a sua procura é interrompida por uma extraordinária fulguração da qual sua mente alcança satisfação.

Mas já o próprio Deus ( o Amor que move o Sol e as outras estrelas ) estava desviando os anseios de Dante e a sua vontade individual para obedecer, como, como uma roda invariavelmente movida, à Vontade Divina. ( “ Estrelas” são todos os corpos celestes que, na palavra usual de Dante, e na cosmologia do seu tempo, circulam á volta da Terra, considerada fixa e imóvel ; os planetas e o Sol no período de um dia, e as estrelas fixas no período de um ano. 

Espíritos reunidos na Rosa Mística

A Virgem , no centro da Rosa.

bottom of page