top of page

Oitavo Céu , o das ESTRELAS FIXAS , ao qual se chega pela escada de ouro do Céu de SATURNO. Ele chega a esse Céu justamente na Constelação de Gêmeos, sob cujo influxo ele nasceu em Florença. Ao olhar para baixo vê o movimento dos sete Céus que atravessou com Beatriz , e olha também o triste aspecto da Terra. Aqui o Céu se ilumina, as luzes dos beatos lhe anunciam as fileiras do exército de Cristo que acompanham o seu triunfo. Cristo sobe ao EMPÍREO , iluminando com seu fulgor, ao qual Dante não resiste, a coroa que se forma à volta da Virgem Maria, que o acompanha em sua elevação.

Aqui se relata a presença de São Pedro que se dispõe a acolher Dante em suas celebrações e lhe dar acesso `Fonte do Saber que mata a sede. Ele examina com profundidade o entendimento que tem Dante da Fé. São Pedro o interroga e Dante demonstra perfeita clareza e brilho nas respostas , ao que o Santo o aprova entusiasticamente.

Aqui também é relatada a presença de São Tiago , um dos príncipes prediletos de Cristo: os apóstolos Pedro , Tiago e João simbolizam respectivamente  a Fé, a Esperança e a Caridade. E é sobre a Esperança que ele o interroga, numa tríplice pergunta : o que ela é, como ela floresce em sua mente e como lhe chegou. Beatriz responde por ele à segunda parte da pergunta para livrá-lo de uma posição embaraçosa, e Dante responde à primeira e à terceira. São Tiago pergunta ainda a Dante qual é a beatitude que ele espera , ao que Dante responde que é subir ao Céu no dia do Juízo com o próprio corpo.

Depois o espírito de São João e de tão fulgurante, Dante fica ofuscado.São João Batista conforta Dante por sua visão ofuscada e o anima a confiar nos dotes de Beatriz. Dante então responde que confia no Amor, do qual Deus é o princípio e o fim. Solicitado por São João, declara que a sua crença é sustentada por argumentos filosóficos e pela Sagrada Escritura. E acrescenta que, por ser Deus o próprio Bem, só pode ser escolhido por quem procura esse Bem, pois qualquer outro que possa ser encontrado não pode ser mais do que um reflexo d’Aquele. São João reconhece que o maior amor de Dante está voltado para Deus, mas quer saber quais outros motivos o induzem a Ele. A bela e clara resposta de Dante ( “ Daquelas toda mordedura  / que a Deus possa mover alma sincera / concorreu para a minha fé segura “ ) desperta cantos de júbilo no Céu inteiro e o entusiasmo de Beatriz. A visão de Dante é restabelecida.

Aqui é também relatada a presença da Alma de Adão, que responde às indagações de Dante; e ainda também o fato de o manto de luz que recobre São Pedro se avermelhar pela sua indignação ante a decadência da Igreja e o comportamento do papa Bonifácio VIII e de seus antecessores João XXII e Clemente V , mas também a previsão

Dante e Beatriz no ´ceu das DEIDADES PURAS

bottom of page