Referência : A Divina Comédia / Dante Alighieri ; tradução, comentários e notas de Italo Eugenio Mauro ; prefácio de Otto Maria Carpeaux - São paulo ; Editora 34 , 2009
Este site tem caráter didático literário !
Hílton idealizou este site , que está em construção ! Curta a página e receba atualizações
No Segundo Terraço do Antepurgatório estão os espíritos daqueles que embora sofressem morte violenta, tiveram tempo de se arrepender. Aqui Dante encontra JacopodelCassero, chefe de uma importante família guelfa de fano e que , chamado por Matteo Visconti para assumir o cargo de Supremo Magistrado ( Podestà ) de Milão, embora evitasse atravessar os territórios da azzo VIII , seu inimigo, foi perseguido e morto por seus sicários. Depois encontra Buocante da Mantefeltro, chefe dos gibelinos de Arezzo que, em 1289,foi morto na Batalha de Campaldino ( da qual Dante participara ), contra os guelfos de Florença. Dante lhe pergunta por que seu corpo nunca foi encontrado, e lhe descreve a famosa disputa entre o anjo do Céu e o Inferno pela posse de sua alma. Este, perdendo-lhe a alma, vinga-se sobre seu corpo:desencadeia uma tempestade que o arrasta até o fundo do Rio Arno, onde ficou recoberto pelos escombros da enxurrada, desmanchando a cruz que Buocante fizera de seus braços ao invocar o nome de Maria. Encontra também Pia del Tolemei , que, com feminina sensibilidade, não revela como foi morta por aquele que ( ou a mando de quem ) a desposara com um anel ornado pela pedra preciosa que era o emblema de sua família. Passam a noite em um recanto onde reunidos, diversos chefes de Estado lamentam ter-se arrependido tarde demais de seu apego aos bens terrenos. No recanto onde estão agora as almas cantam uma invocação a Deus : “ A Ti, antes do término das luzes... “ ( “ Te lucis ante “.E descem do Céu dois anjos, portando espadas chamejantes, com as pontas truncadas para defender o Vale de uma serpente que deverá chegar ao apagar da luzes. Dante aqui encontra Nino Visconti , o juiz de Gallura, que, ao saber que Dante é vivo, pede-lhe que procure sua filha Giovanna e reze pela abreviação de sua pena. Por fim encontra Corrado Malaspina , que lhe pergunta se conhece a sua família e região que e habita. Dante não a conhece , mas exalta a sua fama. Corrado agradece-lhe a opinião e diz que no prazo de sete anos Dante a terá confirmada, profetizando assim indiretamente o exílio que ele sofrerá e o apoio que terá de sua família.
Dante, que à noite adormecera, sonha que uma águia de ouro o apanhara, levando-o à esfera do fogo ; quando acorda e está à porta do Purgatório com Virgílio. O anjo porteiro e grava com sua espada na testa de Dante sete “P” ( os sete pecados capitais ), dos quais ele deverá se lavar nas sete cornijas do Purgatório, abre-lhes a porta com uma chave de prata e outra de ouro.
O sonho da águia. Ilustração de Gustave Doré (século XIX).
Serpente chegam ao apagar das luzes.
A entrada do Purgatório. Um anjo guarda a Porta de São Pedro. Ilustração de Gustave Doré (século XIX).