top of page

No quarto céu , o do SOL ,  estão santos que se dedicaram sua vida ao trabalho da fé.Aqui Dante encontra São Tomás de Aquino, que lhe apresenta seus companheiros Albert Magno, de Colônia , que foi seu primeiro mestre;  o monge italiano Francisco Graciano; Pedro Lombardo, o teólogo que almejou “renunciar a algo de sua pobreza para o tesouro do Senhor”; o rei Salomão, autor do Cântico dos cânticos ; Dionísio Aeropagita ; Paulo Osório; Boécio, o senador romano autor do De Consolatione Philosophiae; Santo Isidoro ; Beda ; Ricardo de San Vittore e Siger de Brabant.

São Tomás conta a Dante a vida de São Francisco e fala da grandeza de São Domingos.

Aqui ressoa em certo momento a voz do franciscano São Boaventura , que faz comemoração a São Domingos. Reverencia o Iluminadoe Agostinho , primeiros discípulos de São Francisco ; o teólogo místico Hugo de San Vittore; Pedro Comestor , no sentido de comedor de livros ; o português Pedro Hispano, que foi o papa João XXI ; o profeta Natã ; São João, apelidado  Crisóstomo ( boca de ouro , em grego ) , pela sua eloquência ; Santo Anselmo, autor da famosa prova da existência de Deus ( que foi refutada depois por Santo Tomás ) ; Donato, famoso gramático do século V ; Rabano Mauro, autor de O Universo , obra científica que foi muito difundida e o monge calabrês Joaquim de Fiore, que propôs reformas religiosas que foram rejeitadas pela Igreja.

Aqui também os beatos dançam e cantam louvores à Trindade e à dupla natureza humana e divina de Cristo.

São Tomás fala ainda da grandeza do rei Salomão , da qual “ não surgira um segundo “. São Tomás fala ainda a Dante que a perfeição do ser humano só foi dada por Deus a Adão e a Cristo. A Adão, por tê-lo criado diretamente assim, e a Cristo, por intermédio do Espírito Santo, quando ele assumiu veste humana. Quanto a Salomão , o pedido que ele fez a Deus não foi o de alcançar essa perfeição, mas de, sendo rei, ter Sua ajuda para poder governar com justiça ; e, com essa humanidade, ele foi talvez o maior dos reis. Por fim, São Tomás adverte sobre o perigo de julgar apressadamente as pessoas, antes de poder-se verificar o resultado final das suas ações.

Aqui também Salomão esclarece a Dante que após a recuperação de seus corpos , no Juízo Universal, a luminosidade que envolve os espíritos continuará, até acrescida, e que isso não impedirá que seus olhos, então mais possante possam suportá-la , e que lhes dará a felicidade de também de poder reconhecer aqueles que lhe são caros.

Espíritos iluminados ornam coroa no céu do Sol.

bottom of page