top of page

                                                      

 

 

 

 

 

 

 

     

 

                        

                         História de Cajazeiras

 

                         A história deste bairro com ares de cidade, começou ainda no Brasil Império, quando os negros se escondiam nas áreas do Quilombo do Buraco do Tatu, que correspondia a extensão do atual bairro de Valéria até o bairro de Itapoan, na orla da capital baiana.


                       Com a destruição do antigo quilombo, os grandes fazendeiros herdaram as terras e fizeram grandes áreas de plantio. Isso durou até o anos 70, do século XX, quando, na gestão do então governador Antônio Carlos Magalhães, iniciou-se o processo de desapropriação das três fazendas que existiam no local (Jaguaripe de Cima, Fazenda Cajazeiras e Fazenda Boa União, além também, da Chácara Nogueira, no bairro de Águas Claras). Em alguns casos, grandes extensões foram compradas. O objetivo disto, era construir um conjunto habitacional que abrigasse os servidores públicos estaduais e estimulasse a habitação no entorno do limite com o vizinho município de Lauro de Freitas, distante 22 Km do centro de Salvador.

 

                    Mas a idéia deixou os croquis e as pranchetas dos arquitetos e passou a ter status de realidade, no início da década de 80, quando a gestão do governador João Durval Carneiro-pai do atual prefeito João Henrique e hoje Senador- começou a construir o bairro-dormitório.


                                 Cajazeiras foi inaugurada, em 1985, com 18.523 habitações erguidas. Atualmente, o bairro possui 670 mil habitantes, divididos nos seguintes locais: Cajazeiras 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11, Fazenda Grande 1, 2, 3 e 4, Boca da Mata, Águas Claras e Palestina. Todas são gerenciadas pela SIGA-XIV (uma espécie de sub-prefeitura). O bairro conta com um comércio em franco crescimento, com 3 agências bancárias, agência dos Correios, escolas, várias igrejas, uma faculdade particular tradicional-Faculdade Vasco da Gama, bares e dois hospitais (Jaar Andrade, particular e Eládio Lasserre, pública), uma unidade de emergência do Estado, 5 unidades do PSF e uma Unidade Básica de Saúde/PACS) e uma Delegacia, contando também, com os serviços do SAC e da Defensoria Pública.


                              Com relação a lazer e transporte, Cajazeiras ainda carece muito desses serviços. Mas no quesito lazer, tem destaque o Largo da Feirinha e o Campo da Pronaica.

 
                              O ar bucólico e muito parecido com de uma cidade do interior, faz com que o clima de tranquilidade reine entre os moradores, que são muito receptivos. A região é representada por 32 Associações Comunitárias.


                             A quantidade de habitantes do bairro, que chega a superar o mesmo ítem relacionado ao municipio de Feira de Santana, o fez ter a fama de ser o maior conjunto habitacional da América Latina.


                           Cajazeiras está distante a 1h30min do centro de Salvador, a 45 minutos da região do Shopping Iguatemi , a 40 minutos do Aeroporto e do Shopping Salvador Norte e a 50 minutos do centro de Lauro de Freitas, levando em consideração o trajeto sendo feito de automóvel.

 

Fonte da pesquisa: Jornal A Tarde e Wikipédia.

Praça da Fazenda Grande III
bottom of page